Trabalhos Aprovados

TÍTULO

AUTORES/AS

A aprendizagem na educação infantil mediada por jogos e brincadeiras

Monique Endyeel Lima Ramos

A avaliação de desempenho docente no contexto dos novos modos de regulação

Eliane Gomes Da Silva

A comunicação no processo ensino aprendizagem

Maria Cristina Madureira Freire Barbosa

A contação de histórias como incentivo à leitura

Jeanine De Freitas Alves, Helena Murta Morais Souto, Ailde Leite Fonseca, Ana Carolina Pereira Lopes, Viviane Alves Oliveira Gonçalves, Maria Patrícia Oliveira Silva, Thais Cristina Versiani Carvalho

A desvalorização social da profissão do pedagogo nos dias atuais

Viviane Alves Oliveira Gonçalves, Viviane Alves Oliveira Gonçalves, Viviane Alves Alves Oliveira Gonçalves

A experiência com o PROEJA Indígena e a oferta do curso de formação Profissional para os índios Xakriabá no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Januária

Josenilda de Souza Silva

A formação do estado espanhol em Real Madrid x Barcelona – Oficina aplicada na Escola Estadual Dom Aristides Porto, Montes Claros

 

Ertz Ramon Teixeira Campos, Francisco Malta De Oliveira, Aliny Cristiany Cardoso De Sá, Helen Cristhianne De Oliveira Macedo

 

A importância da inserção da pesquisa no currículo do ensino básico

Joyce Aparecida Andrade Freitas, Aline Barbosa Vieira, Carla Batista Ramos, Cristiane Braga Oliveira, Elizete Pereira Oliveira, Gabriela Muniz Torres Campanate, Izabella Marques Souza, Juliana Souza Rocha, Kelly Nobre da Silva, Liliane Lacerda Silva, Vanessa Aparecida Santos.

A importância da literatura e da contação de histórias na formação de leitores na educação infantil

Ivanise Melo Souza, Dirce Efigênia Lopes Brito, Elane Bernarda Madureira Lopes

A importância da sequência didática

Leonice Vieira de Jesus Paixão

A importância da sustentabilidade na perspectiva da educação inclusiva

Vanessa Tamires Ramos Souza, Nayara Elias Ferreira, Túlio de Oliveira Ruas, Gleicione Soares da Silva, Alisson Lucas Martins Costa, Jéssica Ingrid Silva Trindade, Iara Maria Soares Costa da Silveira

A importância da sustentabilidade para melhoria da saúde ambiental na educação

Gleicione Soares Da Silva, Túlio de Oliveira Ruas, Nayara Ferreira Elias, Vanessa Tamires Ramos Souza, Alisson Lucas Martins Costa, Jéssica Ingrid Silva Trindade, Iara Maria Soares Costa da Silveira

A importância do incentivo à nutrição adequada e à prática de atividades físicas entre os adolescentes

João Vítor Santos Calzavara, Victória Ruas Freire Costa, Gustavo Carvalho de Matos, Daniel Antunes Freitas

A importância da leitura no processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Kênea Fernandes Cardoso

A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

Danielle Ferreira Morais, Joice Ferreira Da Cruz, Neiva Ribeiro De Jesus, Leonice Vieira De Jesus Paixão, Tamires Cardoso De Almeida

A importância das mídias e tecnologias na educação

Isabela Pereira de Jesus

A influência da literatura infantil no desenvolvimento da leitura de alunos do terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental numa escola x da cidade de Janaúba/MG

Izabela Gonçalves Bahia

A influência da nutrição adequada e da prática de atividades física na saúde dos adolescentes

Ludmila Cotrim Fagundes

A influência familiar no contexto escolar na formação do aluno no 1º ano do ensino fundamental numa escola x da cidade de Janaúba/MG

Solange Barbosa de Oliveira Dias

A leitura e escrita na educação infantil: saberes e práticas docentes

Mércia Lima de Queiroz

A literatura infantil no processo de alfabetização: a produção de texto pelas crianças do 1º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola x do município de Janaúba/MG

Tatiane Bispo Siqueira

A literatura infantojuvenil afro brasileira em uma escola quilombola

Nailma Mendes da Silva, Railma Aparecida Cardoso Marinho

A música na educação infantil como recurso pedagógico: contribuições para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor

Lidiane Ramone Cardoso Silva, Denice Do Socorro Lopes Brito

A produção de texto no ensino médio: eixos norteadores para uma escrita autoral

Maria da Penha Brandim Lima

A produção estética de Alexina de Magalhães Pinto como possibilidade de letramento literário através da tecnologia

Luiz Henrique Silva Nascimento

A relevância do compromisso social na formação do educador social

Luiz Henrique Silva Nascimento

Alfabetização e letramento, para além da “codificação” e “decodificação”

Frederico Mendes Queiroz, Manoel Fernando Campos

Alfabetização e letramento: contribuições das atividades desenvolvidas pelas pibidianas em uma escola municipal de Paracatu

 

Aline Benedita Gomes da Silva, Mânia Maristane Neves Silveira Maia

Aplicação da gamificação no estudo de obras literárias brasileiras

Andrey Guilherme Mendes de Souza, Gabriel Almeida Lima Vasconcelos

As facetas da alfabetização/relato de experiência

Fabrício Mendes Antunes

As Irmãs do Colégio Imaculada Conceição como modelo ideal feminino na educação, moral e ética na cidade de Montes Claros, M.G. ( Sec. XX)

Elizabete Barbosa Carneiro

As políticas públicas de gestão da educação do campo, em Montes Claros/MG, no período de 1998-2004

Kátia Gonçalves Silva, Úrsula Adelaide de Lélis

As relações étnicas raciais e a prática docente em escolas públicas de Montes Claros

Márcia Verssiane Gusmão Fagundes, Adriany de Ávila Melo Sampaio

As tecnologias digitais como suporte para o ensino de língua portuguesa

Priscila Araújo Oliveira, Eliane Xavier Câmara, Fernanda Kele Romana da Silva, Hanna Laísse Barbosa, Fábia Magali Santos Vieira, Luiz Henrique Cardoso de Oliveira

Atualização das diretrizes do curso médico: o que se espera com o novo currículo?

Maria Fernanda Neves Silveira de Souza,Luiza Fernandes Fonseca Sandes,João Vitor Santos Calzavara,Kellen Bruna Sousa Leite, Gustavo Carvalho de Matos

Avaliação de inteligência e formação de professores: o caso da escola de aperfeiçoamento de professores de Belo Horizonte (1929-1946)

César Rota Jr.

Benefícios das inteligências múltiplas para a escolha profissional

Leonardo Augusto Couto Finelli, Daniel Lucas Ferreira Guedes, Érica Karine Ramos Queiroz

Caracterização de professores de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino regular

Iriene Ferraz de Souza

Contribuições da literatura infantojuvenil para a formação de leitores nas escolas da rede pública municipal de Januária-MG: um olhar sobre o programa nacional biblioteca na escola

Railma Aparecida Cardoso Marinho, Suzana Oliveira Santana Teodoro

Cosmovisão protestante nos projetos educacionais de Abdênego Lisboa e educação em Salinas/MG (1952-1963)

José Normando Gonçalves Meira

Currículo e Direitos Humanos na Escola Fundamental: uma experiência de pesquisa-ensino sobre violência e abusos sexuais contra crianças e adolescentes

Daniela Assunção Martins

Curso básico de inglês instrumental para ensino médio

Kelly Sabrine Machado, Jéssica Karyne Pereira, Andressa Santana Ribeiro Malveira, Thaylson Fernandes Alves Rodrigues, Fábia Magali Santos Vieira, Simone Aparecida Aguiar, Juliane Moreira Marques

Dez coisas que você deve saber sobre o consumo de bebida alcoólica na adolescência

Gustavo Carvalho Matos

Direito e cidadania nas escolas: a lei de combate ao bullying como disciplina transversal para ensinar crianças e adolescentes nos educandários

Ilson Carlos Ferreira Lisboa

Direitos humanos na escola fundamental: um projeto de ensino para problematizar a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Thalita Cardoso De Oliveira Silva

Diversidade cultural em sala de aula: o aluno jovem catopê como protagonista

Viviane Bernadet Gandra Brandão

Educação ambiental: problemas e sensibilização na educação inclusiva

Túlio de Oliveira Ruas, Gleicione Soares da Silva, Nayara Ferreira Elias, Vanessa Tamires Ramos Souza, Alisson Lucas Martins Costa, Jéssica Ingrid Silva Trindade, Iara Maria Soares Costa da Silveira

Educação e insumissão feminina: uma(s) história(s)

Filomena Luciene Cordeiro Reis, João Olímpio Soares dos Reis, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Jeniffer Laviny Cardoso Pinheiro, Brenda Cardoso de Sousa, Emanuelle Fernandes, Luane Cardoso Pinheiro

Educação e relações raciais: uma análise a partir da lei de nº 10.639 de 2003

Raimara Gonçalves Pereira, Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Educação em saúde: gamificação como ferramenta de prevenção de gravidez precoce e DSTs entre adolescentes

Káren Araújo Rodrigues

Educação escolar e inclusão social de pessoas com deficiência: um projeto de ensino alinhado com a construção de uma sociedade inclusiva

Shirley Aparecida Ferreira da Silva, Samara Gracielle Felix Rodrigues, Sara Cristina Cardoso Lima, Thalita Bastos De Jesus, Mônica Maria Teixeira Amorim, Maria Aparecida Dos Santos Rodrigues, Izamildes Soares Ruas, Shyrliene Silva Soares Braga

Educação integral e integrada contribuições no processo ensino-aprendizagem: uma análise a partir da realidade de uma escola estadual da cidade de Paracatu-MG no ano de 2017

Jéssica Gonçalves Barbosa, Mânia Maristane Neves Silveira Maia

Eficiência dos gastos por aluno no ensino fundamental, nos municípios do norte de Minas Gerais

Daniel Brito Alves, Karine Rodrigues Araújo, Lilian Raquel Alves Boitrago, Lívia Carolina Lopes da Silva, Munik Dieiny Martins Dos Santos, Maria Elizete Gonçalves

Ensino religioso: proposta curricular a partir das ciências da religião nas séries finais do ensino fundamental

Fernanda Raissa Souza Fernandes

ESCOLA E FAMÍLIA: possibilidades de parceria no processo de ensino e de aprendizagem escolar.

Maria Aparecida Brito Da Silva, Denice Do Socorro Lopes Brito

ESCOLA E FAMÍLIA: possibilidades de parceria no processo de ensino e de aprendizagem escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental numa escola x da cidade de Janaúba/MG

Lázara Maria Aparecida Brito Da Silva

Estágio curricular supervisionado: observações da prática do professor no ensino de geografia

Frederico Augusto Pereira Lacerda

Estágio curricular supervisionado: Um estudo sobre as produções do XVII ENDIPE/ 2014

Rosana Cássia Rodrigues Andrade Rodrigues Rodrigues Andrade

Evasão escolar no ensino médio noturno em escolas públicas estaduais segundo o discurso de alunos evadidos.

Bernarda Elane Madureira lopes, Maria Vieira Silva

Formação continuada de educadores para o Programa Nacional De Integração Da Educação Profissional À Educação Básica Na Modalidade De Educação De Jovens E Adultos -PROEJA.

Josenilda de Souza Silva

Formação continuada de professoras(es) da educação infantil: ações do município de Montes Claros – MG

Regina Coele Cordeiro, Isabel Oliveira E Silva

Formação De Professores E O Currículo No Centro Da Prática Pedagógica

Maria Nadurce Silva

Formação docente e currículo: uma reflexão sob a ótica dos egressos do curso de pedagogia 2011-2015 Unimontes/Almenara

Cláudia Soares Oliveira, Ihane Cardoso Silva

Formação de professores e o currículo no centro da prática pedagógica

Dirce Efigênia Brito Lopes, Maria Nadurce da Silva

Formação de professores no contexto de múltiplos letramentos: um estudo do perfil de graduandos do curso de pedagogia

Mônica Maria Teixeira Amorim, Emília Murta Morais, Geisa Magela Veloso, Maria Jacy Maia Velloso, Cecídia Barreto Almeida, Eliana de Freitas Soares

Formação de Professores no PIBID

Talita Eliane Rodrigues de Jesus

Game educacional em saúde: nutrição e atividade física para o adolescente

Kellen Bruna de Sousa Leite, Maria Madalena Soares Benício, Flávio Emanuel Gonçalves de Abreu, Maria Letícia Vieira, Maria Fernanda Neves Silveira de Souza

Gameficação no ensino aprendizagem

Karina Gisele Cevalles Viana

Gênero e diversidade na escola: a controvérsia da ideologia do gênero

Ruslam Romaine Eleutério, Lucas Henrique Cordeiro dos Santos, Maria Fernanda Soares Fonseca, Ronilson Ferreira Freitas

Gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis na Adolescência

Maria Letícia Letícia Vieira

História e cidadania: uma reflexão sobre o ensino de História Na Escola Estadual Eloy Pereira

Mariane Alves de Souza, Lucas Barbosa Borges, Thaís Nery Sarmento, Mariana Gonçalves Freitas, Lúcio Júnio Benfica Rosa, Kelly Viviane de Freitas, Filomena Luciene Cordeiro Reis

Homoafetividade e ambiente escolar: reflexões sobre a diversidade cultural

Ana Maria Dias Batista, Mayra Taynara Moreira Da Rocha, Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Influência do PIBID na formação docente em geografia

Ihainara Isbella Amaral, Gabrielle Heloise Soares, Gilmar Alves Tolentino, Ione Neres Lima, Valquíria Sarah Vasconcelos, Cármen Cássia Veloso Silva

Influências das atividades de vida diária, sobre o nível de flexibilidade de escolares entre 12 a 14 anos de escolas públicas de Januária MG

Felipe Galdino Souza, Lorenna Galdina Souza Belem, Adelson Fernandes Da Silva, Larissa Ferreira Santos, Laís Castilho Xavier, Maria Clara Alvaro Santos, Karoline Silva Pequeno

Jogos como recurso para a aprendizagem matemática nas operações de adição e subtração: Um Estudo no Primeiro Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Camila Francielly Francisco Ferreira

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Thaís Morgane Batista de Oliveira

Jogos em educação em saúde: informando sobre álcool e drogas na adolescência

Joao Vitor Santos Calzavara

Letramento digital dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unimontes : contribuições dos usos sociais para a formação acadêmica

Maria Jacy Maia Velloso

Música e história: instrumentos de protesto no período da ditadura militar no Brasil

Paulo Henrique Duque Gomes, Livian Mota Magalhães, Keila Pereira Santos, Filomena Luciene Cordeiro Reis, Kelly Viviane Gonçalves Freitas

Memórias docentes

Carla Cristina Barbosa

Mobral: um breve estudo sobre educação de jovens e adultos

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Natália Andrade Ruas, Rita Tavares de Mello, João Olímpio Soares dos Reis, Jéssica Tolentino, Michel Juliano Santos Lima, Loren Michelle Cardoso Silva

Morte acadêmica na erudição? Perspectivas e desafios da educação ambiental brasileira a distância

Washington Aparecido Costa

Mudanças curriculares no curso de direito e o desenvolvimento de pesquisas científicas

Gabriela Muniz Torres Campanate

Mulheres e professoras alfabetizadoras: experiências e memórias

João Olímpio Reis, Filomena Luciene Reis, Shirley Patrícia Almeida, Roseli Aparecida Garcia, Maria Cecília Maia, Natália Andrade RUAS, Jéssica Sousa Tolentino

O abandono da especificidade da alfabetização: os dizeres das professoras e das acadêmicas sobre as práticas pedagógicas

Renata Cordeiro Maciel, Cecídia Barreto Almeida

O curso de pedagogia da Unimontes, o olhar dos acadêmicos

Mônica Pereira Silva, Rosângela Silveira Rodrigues

O egresso do curso de pedagogia: um olhar nos anos 80

Shirley Aparecida Ferreira da Silva, Rosângela Silveira Rodrigues

O ENEM para além das avaliações institucionais: o mercado controlando a política educacional no Brasil

Edna Guiomar Salgado Oliveira, Lílian Gleisia Alves dos Santos

O inicio da docência: uma pespectiva entre teoria e a prática

Amanda de Souza Lima Santos, Rosangela Silveira Rodrigues

O lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental

Isabella Rocha de Matos, Sara Antunes de Souza, Pâmela Antunes Rocha

O número zero na matemática e na educação

Luiz Carlos Gabriel Filho Gabriel

O que estamos construindo no curso de licenciatura em física do IFNMG-Salinas

Allan Alexandre De Sousa, Victor Emanuel Ramos Cruz

O uso de álcool por adolescentes: uma pesquisa documental com base nos dados da pesquisa nacional de saúde do escolar

Daniel Rodrigues Soares, Tatiane Cristina Campos Dutra, Viviane Bernadeth Gandra Brandão

O uso de recreações para a educação sexual de crianças e adolescentes

Maria Madalena Soares Benício

Oficinas: os desafios da prática e sua contribuição para assimilação na construção do conhecimento

Luana dos Santos

Orientação sexual e identidade de gênero em debate: o projeto de lei 7582/2014 e suas contribuições para o cenário educacional brasileiro

Filipe de Jesus Sampaio, Mauricio Alves de Souza Pereira

Os planejamentos de ensino dos professores da Unimontes: um trabalho interdisciplinar?

Jaqueline Francisco Borges, Rosângela Silveira Rodrigues

Padrão de beleza: um projeto de intervenção/reflexão escolar

Ângela Brenda Cardoso de Sousa, Isadora Ferreira Catarino

Pesquisas ativas: potencialidades formativas e desafios às licenciaturas, na Unimontes: recorte acadêmico – ano 2017/2018

Sandy Gomes Pereira

PIBID em ação: trabalhando o território de abrangência escolar na educação inclusiva

Nayara Ferreira Elias, Vanessa Tamires Ramos Souza, Túlio De Oliveira Ruas, Gleicione Soares Da Silva, Alisson Lucas M Costa, Jéssica Ingrid Silva Trindade, Iara Maria Soares Costa Da Silveira

Políticas identitárias e pós-identitárias de gênero e sexualidade na educação: uma falsa dicotomia.

Rafael Baioni

Políticas públicas de formação inicial e continuada de professores na educação brasileira

Bernarda Elane Madureira lopes, Ivanise Melo Souza, Ediléia Alves Mendes de Souza, Simone Souza Barbosa e Silva

Políticas públicas para a iniciação científica no ensino fundamental e médio: uma visão geral das oportunidades

Wellem Ribeiro Silva, Débora Thais Ribeiro Santos, Daniel Rocha Silva, José Americo Coutinho Júnior, Washington Aparecido Costa, Marco Tullio Brazão-Silva

Prática docente na educação infantil: um estudo sobre as rotinas da educação infantil da rede municipal de educação de municípios do norte de Minas Gerais

Viviane Alves Oliveira Gonçalves

Práticas de alfabetização e letramento contribuições do PIBID no processo formativo

Mânia Maristane Neves Silveira Maia

Produção de vídeoaulas como auxílio à aprendizagem

Felipe César Carvalho de Navarro, Lucas Ramon Gomes Ribeiro, Alcino Franco de Moura Junior, Christine Martins de Matos, Fábia Magali Santos Vieira

Psicomotricidade: um estímulo ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças da educação infantil de uma escola do município de Januária-MG

Paula Fabiane Almeida Ferreira

Psicomotricidade: um estímulo ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças da educação infantil de uma escola do município de Januária-MG

Paula Fabiane Almeida Ferreira, Andréa Ruas da Cruz Nogueira

Quem são, onde estão e como vivem os acadêmicos do curso de serviço social da universidade estadual de Montes Claros – MG

Thalita Lorrane Rocha Rodrigues, Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Amanda Cardoso Barbosa Cardoso Barbosa e Silveira

Reflexões sobre a articulação teoria/prática em um curso de licenciatura em letras

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

Relato de experiência das atividades desenvolvidas pelo PIBID- subprojeto educação matemàtica

Bruna Janaina Passos dos Santos

Relato de experiência: contribuição do PIBID no ensino e na pesquisa

Valquíria Sarah de Vasconcelos, Gabrielle Heloise Soares, Gilmar Alves Tolentino, Ihainara Isabela Alves do Amaral, Cármen Cássia Veloso e Silva

Repensando as aulas de literatura no currículo da educação básica: reflexões e práticas

Noêmia Coutinho Pereira Lopes

Repensando as aulas de literatura no currículo da educação básica: reflexões e práticas

Noêmia Coutinho Pereira Lopes

Síndrome de Down no ensino regular em Paracatu-MG

Kely Barcelos de Oliveira

Teatro, Poesia e seus Reflexos na educação

Analice Rodrigues Da Silva

Trabalho com sexualidade numa turma do 4° ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Janaúba-MG

Macirleia Araújo Souza

Transição do ensino fundamental II para o ensino médio: concepção dos alunos em duas escolas em Montes Claros (MG) sobre a geografia escolar

Rahyan de Carvalho Alves

Um estudo da criação dos conselhos municipais de educação de Nova Ponte e Montes Claros

Cecídia Barreto Almeida, Mara Rubia Aparecida da Silva

Um estudo entre a história e a educação de jovens e adultos

Rita Tavares Mello, Shirley Patrícia Nogueira de Castro, Filomena Luciene Cordeiro Reis, Natalia Andrade Ruas, Maria Cecília Pereira Maia, Michel Juliano Santos Lima, João Olímpio Soares dos Reis

Um olhar sobre a educação em salinas/mg no período de 1952-1963 à partir dos projetos de Abdênego Lisboa

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Um relato dos fatores que favorecem a permanecia dos acadêmicos nos cursos de licenciaturas do IFNMG-Salinas apesar de todas adversidades

Victor Emanuel Ramos Cruz, Allan Alexandre de Sousa

Uma análise da produção e revisão textual no 5* ano do ensino fundamental de uma escola pública em Januária

Gabrielly Pereira Lima

Uma análise do impacto social do sistema de reserva de vagas no curso de pedagogia da UAB/Unimontes

Ivanise Melo Souza, Dirce Efigênia Lopes Brito, Elane Bernarda Madureira Lopes

Uma reflexão sobre os processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Maria Edna Morais Nogueira, Eliana de Freitas Soares

Usabilidade pedagógica: a importância da interface na transmissão de conteúdos educacionais

Alan Rocha, Hugo Oliveira, Antony Xavier, Alcino Moura, Christine Matos, Fábia Vieira

Uso e abuso de álcool e outras drogas na adolescência

Victoria Ruas Freire Costa

Utilização de método de aprendizagem baseado em problemas para além da sala de aula: sessões anatomoclínicas

Wellem Ribeiro Silva, Débora Thais Ribeiro Santos, Daniel Rocha Silva, José Americo Coutinho júnior, Washington Aparecido Costa, Marco Tullio Brazão-Silva

Valores Humanos na Educação Infantil como Formação de Caráter e Cidadania

Azenilda Rodrigues da Silva Silveira

Vivências e experiências sobre o estágio curricular supervisionado na formação do professor de geografia da Unimontes

Rahyan de Carvalho Alves